Whatsapp: (41) 99692-1000
Telefone: (41) 3404-1000

notícia. cOMPLETA

Joanetes

Joanete é quando o dedão do pé aponta para o segundo dedo do pé. Isso provoca um calo na extremidade externa do dedo do pé.

DEFINIÇÃO
Joanete é quando o dedão do pé aponta para o segundo dedo do pé. Isso provoca um calo na extremidade externa do dedo do pé.
 
NOMES ALTERNATIVOS
Hallux valgus
 
CAUSAS, INCIDÊNCIA E FATORES DE RISCO
Joanetes acontecem com mais frequência em mulheres e podem, às vezes, ser passados de geração a geração. Pessoas que nasceram com anormalidade nos ossos do pé estão mais propensas a terem joanetes. O uso de sapatos de bico fino e de salto alto pode causar o desenvolvimento de um joanete. O joanete pode se tornar doloroso uma vez que um osso extra e uma bolsa com líquidos crescem na base do dedão do pé.
 
SINTOMAS

  • Pele avermelhada e com calosidade na extremidade interna do dedão do pé
  • Um calo ossudo neste lugar
  • Dores nas juntas, agravada pela pressão dos sapatos
  • Dedão do pé virado em direção aos outros dedos
 
SINAIS E TESTES
Um médico geralmente consegue diagnosticar o joanete só de olhar. Um raio x do pé pode mostrar um ângulo irregular entre o dedão e o pé e, em alguns casos, artrite.
 
TRATAMENTO
Quando o joanete começar a aparecer, tome cuidado com seus pés e use sapatos que não apertem os dedos. Isso geralmente soluciona o problema e previne a necessidade de qualquer tratamento futuro. O uso de almofadinhas de feltro ou espuma no pé para proteger o joanete ou de separadores para afastar o dedão do segundo dedo à noite pode ser proveitoso. Eles estão disponíveis nas farmácias. Você também pode fazer um buraco em um par de sapatos velhos e confortáveis para usar em casa.
Se o joanete piorar (causando grave deformidade ou dor), a cirurgia para realinhar o dedo e remover o calo ossudo (bunionectomia) pode ser eficaz. Existem mais de 100 diferentes técnicas cirúrgicas descritas para tratar do joanete.
 
EXPECTATIVAS (PROGNÓSTICO)
O resultado depende da idade e das atividades praticadas, e também da gravidade do joanete. Adolescentes podem ter mais problemas com joanete do que adultos. Muitos adultos cuidam do joanete logo quando ele surge e trocam de sapatos regularmente. A cirurgia reduz a dor em muitos, mas não todos, os pacientes com joanete.
 
COMPLICAÇÕES
  • Dor crônica no pé
  • Deformidade no pé
  • Pé chato
  • Hallux varus (ocorre com sobrecorreção cirúrgica, onde o dedo do pé aponta para o lado oposto dos outros dedos)
 
LIGANDO PARA O MÉDICO
Agende uma consulta com seu médico se o joanete:
  • Continuar causando dor, mesmo após cuidados tomados, como o uso de sapatos folgados
  • Impedir você de realizar suas atividades rotineiras
  • Tiver qualquer sinal de infecção (como vermelhidão ou inchaço), principalmente se você é diabético
 
PREVENÇÃO
Evite comprimir os dedos do pé com sapatos apertados.

Deseja obter uma cotação personalizada para seu plano de Saúde ou Odontológico?